sábado, 2 de julho de 2011

Órgãos de Angélico salvam quatro vidas

Transplantação: Ventilador impediu recolha de coração e pulmões


Pâncreas, rins e fígado foram retirados ao cantor e actor Angélico Vieira para transplante.

O pâncreas, os dois rins e o fígado retirados a Angélico Vieira, falecido na passada terça-feira no Hospital de Santo António, no Porto, vão permitir salvar quatro vidas. Apesar de jovem e aparentemente saudável, o coração e os pulmões não foram recolhidos para transplante. O facto de o cantor e actor de 28 anos ter estado ligado ao ventilador é uma das justificações.
"O tempo de ventilação é uma contra-indicação à doação de órgãos", explicou ao CM Eduardo Barroso, director da Unidade de Transplantação do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, sublinhando que não existe uma relação directa entre a idade do potencial dador e a dádiva de órgãos. Sem se referir ao caso de Angélico Vieira em concreto, o médico cirurgião admite que "o dador de pulmão ideal é aquele que morre de coração parado", ou seja, em que não se tenha recorrido à ventilação. Porém, lamenta o especialista em transplantes, em Portugal, a esmagadora maioria dos dadores - cerca de 95 por cento - foram sujeitos a ventilação. "Em Portugal não há dadores de coração parado", diz.
"Um dador de pulmão é especial, é-se mais selectivo quando se trata deste órgão e nem todos podem doar os seus pulmões", alerta Eduardo Barroso. Outra das razões apontadas pelo especialista é a maior ou menor sensibilidade dos próprios órgãos ao trauma a que foram expostos. O coração e os pulmões são bastante sensíveis.
Os órgãos de Angélico foram recolhidos logo após o óbito ter sido declarado por uma equipa de especialistas da própria unidade hospitalar portuense. A ordem de retirada dos órgãos depende da resistência dos mesmos. "Em primeiro lugar são tirados o coração e os pulmões, pois são bastante sensíveis. Os rins, como são mais resistentes, são os últimos", explicou Fernando Macário, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação. "Quanto mais cedo os órgãos forem retirados, melhor", sublinha o responsável.

VÁRIOS TESTES PARA RECOLHA

Durante a última noite que passou no Hospital de Santo António, o corpo de Angélico foi submetido a diversos testes - realizados por uma equipa da área dos transplantes - para seleccionar os órgãos.

CANTOR AJUDADO POR MÁQUINAS

Durante os quatro dias em que esteve internado no Hospital de Santo António, no Porto, em morte cerebral, Angélico Vieira esteve sempre ligado às máquinas, as quais o ajudavam a respirar e a bombear o sangue para o coração.

"AMO-TE TANTO MEU AMOR"

Angélico passou as últimas horas na companhia dos três amigos com os quais iniciou a viagem para Lisboa e com Anita Costa, apontada como a sua última namorada. Tinham estado na Galiza e depois passaram pela Póvoa de Varzim, onde jantaram com o dono do stand Auguscar, que emprestou o carro a Angélico. Durante o jantar, Angélico e Anita estiveram bastante unidos e trocaram constantemente carinhos, mas acabaram por discutir antes do cantor partir.
"A Anita está devastada, só chora e diz que o Angélico morreu a pensar que ela não o amava", contou uma amiga dos dois jovens. A jovem expressou a sua dor no Facebook. "Sexta-feira enquanto jantávamos ele perguntou: ‘achas que vamos ficar juntos para sempre?' Talvez esta tenha sido a única forma de o conseguirmos. Amo-te tanto meu amor", escreveu Anita.

"EIXO DE TRÁS PARTIU-SE"

Em declarações ao programa ‘Você na TV' (TVI), Hugo Pinto, um dos sobreviventes, garantiu que Angélico não seguia em excesso de velocidade. "Foi um erro mecânico. Ele perdeu o controlo porque o eixo de trás partiu-se ", disse.
TINHA O SONHO DE SER MODELO
A jovem de 17 anos que seguia no carro conduzido por Angélico encontra-se internada no Hospital de Santo António, no Porto, em estado considerado muito reservado. Em Algueirão, Sintra, onde Armanda Leite mora sozinha na casa do pai, a notícia do acidente foi recebida com surpresa. Aurélio Algarvio, amigo da família, contou ao CM que "Armanda sonhava ser modelo". O pai trabalha em Angola, onde passa grande parte do tempo. Armanda tem um irmão e uma irmã.

Fonte:Correia da Manhã

Sem comentários: