quarta-feira, 29 de setembro de 2010

FIFA anuncia revolução nas transferências


Sistema online para evitar fraudes e lavagem de dinheiro
A FIFA lançou um sistema online que pretende fazer um controlo apertado sobre todas as transferências internacionais e torná-las mais transparentes. O Transfer Matchin System (TMS) passa a funcionar em todo o mundo a partir desta sexta-feira, 1 de Outubro.

O sistema, que foi usado em fase experimental em alguns países nos últimos dois anos, quer ser um instrumento essencial para detectar, por exemplo, casos de lavagem de dinheiro.

O funcionamento é simples. Os dois clubes envolvidos numa transferência têm que submeter no TMS a mesma informação, caso contrário a transferência será bloqueada e a Federação não pode emitir o certificado internacional do jogador. Fazem-no através de um formulário com mais de 30 pontos, que incluem a informação sobre o jogador, sobre o clube, sobre os pagamentos (incluindos a verba envolvida, as prestações e detalhes bancários ou os pagamentos por formação devidos a terceiros. A esta informação têm de ser anexadas cópias dos documentos do jogador e do contrato, sempre por via electrónica.

«É um momento histórico para o futebol. O TMS é um sistema online relativamente simples, mas terá um impacto tremendo nas transferências internacionais. Graças a ele, as autoridades do futebol têm mais detalhes sobre cada transferência. O mais importante é que aumenta a transparência das transacções e ajuda-nos em questões como a luta contra a lavagem de dinheiro e a protecção das transferências de menores», afirmou Joseph Blatter, presidente da FIFA, na apresentação do programa.

A FIFA reforça a utilidade do TMS no que diz respeito aos jogadores jovens. Ao garantir que é possível seguir desde cedo o percurso de um jogador, permite saber quais os clubes por onde passou e que devem ser compensados pela sua formação. Também pode ajudar a reduzir o número de transferências de menores. Elas estão sujeitas desde 2009 à aprovação de um subcomité da FIFA, que terá agora informação imediata sobre qualquer intenção de transferência de um jogador nessas condições.

O TMS, anuncia ainda o organismo, vai aplicar-se a todas as federações filiadas na FIFA e a 3633 clubes.

A FIFA não revelou quantos elementos terá a investigar eventuais irregularidades detectadas, mas garante que haverá sanções pesadas para quem cometer infracções. Os responsáveis do organismo também defendem que, apesar de ter estado em fase experimental, o sistema já teve resultados, nomeadamente na redução de transferências de menores na América do Sul. «Basicamente, os clubes diziam: «Isto é demasiado difícil, há demasiadas exigências», disse Mark Goddard, responsável do programa anti-corrupção da FIFA, em conferência de imprensa.

Fonte: Maisfutebol

3 comentários:

lina disse...

acho muito bem,até que enfim,uma medida com fim a acabar com desvio de euros. quando voces forem vendidas ao real madrid, as transferencias serao transparentes.

*Tita* disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL pois, porque nem nos as vemos, eheheheheheh

lina disse...

eu nao vos deixo sair do seia.. nem para irem pro clube do cristiano.... bem, se os pneus aparecerem furados ja´sei quem foi