quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Árbitros: Vítor Pereira confirma pedidos de indisponibilidade


Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da liga de clubes, confirmou ao Maisfutebol que já recebeu «vários» pedidos de dispensa da parte de árbitros de primeira categoria para os jogos da 10ª jornada, que inclui o clássico F.C. Porto-Benfica, mas prefere adiar um balanço da situação para depois de concluída a 9ª jornada.

«Confirmo que já entraram vários pedidos nesse sentido, mas nesta altura estou mais preocupado com a próximo jornada. Quero ter as pessoas tranquilas para a 9ª jornada, depois vamos analisar essa situação», limitou-se a adiantar, sem querer avançar com eventuais cenários.

Em causa está a tomada de posição da Associação Profissional de Árbitros Portugueses (APAF), em consonância com os Conselhos de Arbitragens Distritais, que pediu a todos os árbitros, assistentes, observadores e cronistas para que se mostrem indisponíveis para as competições marcadas para o fim-de-semana de 6 e 7 de Novembro. [A APAF não utiliza o termo greve porque os árbitros não são profissionais]. Uma causa a que aderiram os árbitros internacionais em solidariedade com os companheiros de profissão.

Os árbitros pretendem, desta forma, manifestar-se contra o novo Código Contributivo da Segurança Social que irá obrigar os árbitros e juízes desportivos, que não descontem para a Segurança Social, a uma contribuição mensal de 183 euros.

Até esta quinta-feira, a Comissão de Arbitragem da Liga, que conta com um quadro 25 árbitros, já recebeu, pelo menos, doze pedidos de dispensa de árbitros e outros 24 de árbitros assistentes, mas a adesão pode chegar aos cem por cento.

Fonte:Maisfutebol

Sem comentários: