Ventos fortes originaram ao início desta tarde a queda de “vários telhados de habitações e queda de estruturas em algumas zonas do distrito” de Santarém, causando 26 feridos, dois em estado grave.
Em declarações ao PÚBLICO, o segundo comandante dos Bombeiros Municipais de Tomar, Vítor Tarana, adiantou que "a situação já está a normalizar" e que "os feridos ligeiros estão a ser assistidos no Hospital de Tomar".
De acordo com o comandante, o telhado que ficou em pior estado foi o do jardim-escola São João Deus, em Tomar, cuja queda originou ferimentos leves em 12 crianças. De acordo com a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), em Tomar há ainda mais dois feridos graves e oito assistidos e em Ferreira do Zêzere há quatro feridos leves.
Várias dezenas de árvores caíram e "estão a obstruir várias vias rodoviárias”; cerca de 100 casas “tiveram danos a nível do telhado” e caiu um poste de média tensão da REN, revela a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).
Fonte do Instituto de Meteorologia (IM) confirma que, tendo por base os relatos das pessoas que estavam no local, se tratou de um tornado. No entanto, o instituto ainda não sabe o que causou o redemoinho. "Não é um fenómeno típico do nosso país, por isso não temos informação de equipamentos para mostrar", disse a porta-voz do IM, Patrícia Marques.
Ainda assim, "há hipótese de o radar do Algarve ter registado a passagem da 'super célula' que originou o tornado", acrescenta. Os técnicos do IM estão agora a analisar os registos.
Segundo o site da Protecção Civil, foi activado o Plano Municipal de Emergência de Ferreira do Zêzere. A Comissão Municipal de Protecção Civil está agora reunida.
FONTE: O Publico
Sem comentários:
Enviar um comentário