A Selecção Nacional Feminina Sub-19 venceu, esta terça-feira, a Croácia, por 2-1, e despediu-se da melhor forma do segundo torneio de apuramento para o Europeu de 2011. Laura Luís, autora dos dois tentos lusos, acabou por ser a figura do encontro, que teve um final verdadeiramente empolgante e que voltou a deixar uma imagem muito positiva da jovem formação portuguesa.
Apesar de já estarem afastadas da corrida ao Campeonato da Europa – que decorrerá em Itália, entre 30 de Maio e 11 de Junho de 2011 –, as comandadas de Mónica Jorge entraram na derradeira partida do Grupo 4 de qualificação determinadas em conquistar os três pontos, diante das anfitriãs da competição.
Aos 31 minutos, Laura Luís colocou Portugal em vantagem no marcador e deu expressão à supremacia que a Equipa das Quinas demonstrou durante todo o jogo. Sinal disso mesmo foram os 17 remates feitos pela nossa Selecção à baliza adversária, por contra ponto com os três desferidos pelas croatas. Ao intervalo, a vantagem lusa apenas pecava por escassa.
Os primeiros minutos da etapa complementar, mostraram uma Croácia mais atrevida, a tentar a igualdade, mas sem criar grandes problemas ao último reduto nacional. Ainda assim, e num lance fortuito, Sara Klaric (51’) empatou o encontro, deixando um sabor a injustiça e obrigando a nossa Selecção a um esforço suplementar.
Até final, Portugal encostou as croatas “às cordas”. Em jogadas de entendimento ofensivo, iniciativas individuais, remates de fora da área ou lances de bola parada, as atletas portuguesas tudo tentaram para voltar à vantagem, o que conseguiram já no derradeiro minuto de descontos. Laura Luís cobrou uma grande penalidade, que foi defendida por Nicole Vuk, mas na recarga fez soltar a festa entre a comitiva portuguesa.
“Fomos a melhor equipa”
No final, Mónica Jorge era uma mulher feliz, acima de tudo com o comportamento das suas atletas. “Fomos, sem sombra de dúvidas, a melhor equipa em campo. Tivemos mais posse de bola, controlámos as acções do jogo quase durante os 95 minutos de duração da partida e estivemos sempre mais perto do golo”, começou por dizer, em declarações ao fpf.pt.
“Estou muito feliz e orgulhosa com as nossas jogadoras. Num momento em que já não tínhamos o objectivo da qualificação para o Europeu como motivação, as atletas apresentaram uma atitude fantástica e acreditaram sempre que iríamos vencer. Patentearam um espírito de sacrifício notável e mostraram que a honra de representar o País e esta Camisola das Quinas é, de facto, muito grande. Estou muito orgulhosa pelo trabalho que efectuámos ao longo deste ano e esta vitória é, no fundo, um prémio justo para quem tanto se dedicou e acreditou no seu valor”, rematou.
Ficha de Jogo
Qualificação Campeonato da Europa Feminino Sub-19.
3ª Jornada Grupo 4.
Gradski - Umag (Croácia).
PORTUGAL 2-1 CROÁCIA (1-0, ao intervalo).
Árbitra: Florence Guillemin (França).
Árbitras Assistentes: Cindy Grosselin (França) e Christina Jaworek (Alemanha).
Quarta Árbitra: Riem Hussein (Alemanha).
PORTUGAL: Patrícia Morais, Mariane Amaro, Maria Nantes, Filipa Rodrigues (Rita Fontemanha, 70’), Cláudia Teixeira, Regina Pereira (cap.), Tatiana Pinto, Vanessa Maganinho (Melissa Gomes, 46’), Jéssica Silva (Sara Ferreira, 54’), Adriana Rodrigues e Laura Luís.
Suplentes não utilizadas: Petra Reis, Mónica Mendes, Matilde Fidalgo e Jójó.
Treinadora: Mónica Jorge.
Golos: Laura Luís (31’ e 90’+5’).
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Vanessa Maganinho (42’) e a Sara Ferreira (90’+2’).
CROÁCIA: Nicole Vuk, Natalie Cikos, Iva Culek, Helenna Moulton, Izabela Lojna, Ana Jelencic, Martina Salek (Iva Bukac, 76’), Andrea Martic, Dunja Stokan (Mia Mrakovcic, 34’), Mateja Andrlic (Gabrijela Gaiser, 46’) e Sara Klaric (cap.).
Suplentes não utilizadas: Suzana Zigante, Antonija Kojic e Antonija Kotarac.
Treinadora: Dean Klafuric.
Golos: Sara Klaric (51’).
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Izabela Lojna (75’) e a Helenna Moulton (81’).
Fonte: FPF